InDica, Planejamento

Como lidar com a Tensão Pré Casamento

Bem vamos falar um pouquinho e tentar auxiliar você noivinha ou até noivinhos, podemos dizer também, que não veem a hora do grande dia chegar, que lida com uma pilha de sentimentos e emoções a flor da pele o qual desenvolvem conforme os dias se aproximam cada vez mais e mais. A chamada TPN (tensão pré nupcial) é algo comum e constante em muitos desses casais, ou porque não dizer com propriedade, principalmente delas: as noivinhas. Vem os últimos detalhes, as preocupações, as ansiedades, aqueles que começam a querer se envolver e mudar tudo o que já estava planejado, os palpites, as discórdias, alguns pequenos stress, etc. Mas não são com todos que isso existe não, depende da forma que você lida e encara esta reta final.  

Sabemos que existem diversas personalidades de cada casal, formas de agir, de sentir e de viver esse momento prévio que deve ser vivido intensamente, porém de forma leve, tranquila, equilibrada, linda e muito especial. São muitos os detalhes para o grande dia, o estresse crônico começa a aparecer e o que era para ser prazer, vira desespero, e os noivos vivem com a adrenalina no limite. Com a adrenalina em alta, o cansaço fica mais intenso. O estresse também pode acarretar em noites insones e prejudicar, e muito, a saúde como um todo: corpo e mente. 

Mas toda essa ansiedade e nervosismo podem transformar-se em algo bom e prazeroso. Vou tentar ajuda-los com algumas dicas que se seguidas, mudem o seu jeito de ver e encarar algo que complicamos sendo que é tão simples e dá para relaxar e aproveitar o pré-casamento. Claro que um bom planejamento, organização e uma assessoria te auxiliam bastante nesse passo a passo.   

  1. SEJA VOCÊ: Cada sonho ele é único e individual. Não queira viver o sonho de outro casal ou imitar o casamento do outro, porque você deve viver o seu sonho, dentro da sua realidade, da sua expectativa, do seu momentoNão crie falsas expectativas. Ah, você viu aquele mega casamento e ficou apaixonada? Está na moda um casamento de gala, à noite? Mas, na real, um casamentão não tem nada a ver com você… No fundo, o que te faria feliz, mesmo, seria fugir para casar no campo. Só você, seu amor, seus cachorros e suas pessoas mais próximas? Então, faça isso. Examine seu coração e defina, antes de mais nada, o que você e seu noivo, realmente desejam. E se você já está no meio do caminho e não está feliz com o rumo que as coisas tomaram, volte atrás, sem medo.

  1. SIMPLIFIQUE: Já ouviu falar um ditado que diz: “o menos é mais!” Pois é, isso mesmo. Vamos criando tantas coisas e listas e mais listas intermináveis de pendências como: operação lua de mel, frufru daqui, frufu dali, presentes para madrinhas, padrinhos, papagaio, vizinho…e tantas outras coisas; não que tudo isso não seja lindo e que não possa ter, porém algumas circunstâncias diminuir ou cortar alguns itens que trazem mais preocupação seria interessanteA história da lista de convidados, de que “tem que chamar o colega de trabalho, porque se não fica feio…”, descomplique e convide quem você quer e quem de fato fez ou faz parte da sua história.

  1. DELEGUE: Tem uma frase que diz assim: “Sonho que se sonha só, é apenas um sonho, mas sonho que se sonha junto é uma realidade.” E de fato divida atividades com quem se disponibiliza a te ajudar, tenha com você profissionais competentes e de confiança para te ajudar. Alguém o qual você se identifique, e consiga entregar seu sonho em suas mãos para juntos construírem. Um bom assessor pode te ajudar bastante nesse quesito! Mas é tão gostoso ter por perto família e amigos  que gostariam de ajudar em algo também. Confie!

  1. PLANEJE E SE ANTECIPE: As dúvidas e incertezas são presença constante na cabecinha dos noivos. Por esse motivo quando temos tempo suficiente para pensar e fazer escolhas corretas e assertivas melhor. Pensou em casar? Se antecipe, não faça tudo ou deixe tudo para última hora. Planeje, calcule, sonhe e execute. Temos um checklist disponível aqui em nosso blog com o passo a passo de planejamento de um casamento, eles são muito úteis para você se programar e não se perder. Não deixe nada para cima da hora, pois isso é certeza de stress na certa. 

  1. NÃO SEJA TÃO PERFECCIONISTA: Esse quesito assemelha-se ao quesito: DELEGUE. Existem coisas que só saíram perfeitas você fazendo e do seu modo e do seu jeito. Os padrões que você cria em sua mente talvez de forma 100% não sejam atendidos nem por um bom profissional pois foi criado um padrão de perfeição por você. Por isso SIMPLIFIQUE. Saiba que outras pessoas se esforçaram para fazer bem feito o que for preciso e atender as suas expectativas.

  1. FUJA UM POUCO: A partir do momento que decidimos casar e festejar este dia único e tão especial parece que só pensamos nisso, só falamos nisso, não existe outro assunto no mundo para tratarmos, alguns amigos até brincam. A minha dica é: não pense só em casamento, saia com seu noivo para namorar, assistir um bom filme, passear, comer em um bom restaurante, viajem, saiam da rotina de planejamento para espairecer um pouco a mente.

  1. NÃO RETENHA PARA SI: Muitas pessoas ao saberem que irão casar se disponibilizaram para ajudar no que for necessário. Não queira fazer tudo só. Aproxime-se e cerque-se de pessoas do bem que amam a vocês e que darão auxílio e apoio sempre que precisarem. Madrinhas, padrinhos, família com certeza estão prontos para te ouvir, para te ajudar, desabafe quando preciso, converse. Como é bom trocar experiências e mesmas ansiedades com outras noivinhas também, só elas muitas vezes nos entendem de fato. Converse com quem já casou, com as que irão casar ainda; mas lembre-se nem toda conversa será ajuda, algumas opiniões e palpites fazem é atrapalhar. Seja sábia para discernir aquilo que te ajudará e não atrapalhará. Participar de feirinhas, encontrinhos, palestras, participar de comunidades e grupos, fazer novas amizades, tudo isso é válido nesse período. 

  1. LIBERE ENDORFINA: Se exercitar é beneficio sempre para saúde física e mental. Nessa etapa um bom exercício em sua rotina te auxiliará bastante também. Caminhe, corra, malhe, dance, faça alguma luta e o que se sente bem em fazer. Com orientação de profissionais sempre, só cuidado para não ser intensa demais, sempre tenha bastante moderação.  

  1. RELAXE: Um pedido quase que impossível de ser atendido não é? Alguns dizem assim: “Ainda bem que casar é só uma vez.” É um período e uma fase de transição, de mudanças em várias áreas da vida, de novas responsabilidades, para isso temos que estar com a mente preparada. Sim devemos tentar relaxar sempre. Oração, busca a Deus, converse com ele sobre suas ansiedades, busque técnicas de respiração, de meditação, massagens relaxantes. E viva junto ao seu noivo sempre coladinhos este momento. 

  1. NÃO SE COBRE DEMAIS: Não se culpe e nem se cobre demais durante o planejamento e principalmente no dia, pois sabemos que não conseguimos agradar a todos nunca, não é mesmo?! Aproveite ao máximo esse processo de planejamento. Sabemos que pode parecer difícil, estressante, cansativo; mas garanto que sentirão falta dessa etapa depois. 

By
0

You may also like

Leave a Reply