InFotografia

7 maiores frustrações das noivas com fotógrafos

Quando comecei há alguns anos no mercado de casamento a fotografia já era vista como um dos itens indispensáveis e vistas como lembranças únicas no mercado de casamentos, mas não havia glamour e muito menos exclusividade. A fotografia estava em um momento de transição do que consideramos apenas um registro para o que nós hoje chamamos de arte. Com o tempo a revolução digital tornou os equipamentos e sobretudo os fotógrafos que se especializaram e acompanharam a esse progresso em verdadeiros profissionais, mediante aos métodos incomuns e particulares que se destacaram no mercado, tornando o seu trabalho de certa forma singular e conseqüentemente uma arte. Ao longo da minha carreira, experiências e pesquisas realizadas pude notar algumas similaridades entre noivas de diversas regiões, independente de nicho, religião ou classe social, milhares de noivas passavam pelas mesmas frustrações e procurando minimiza -las iremos abordar e conscientizar  sobre ela e dar a vocês a eventual forma de não acontecer. Espero que dessa forma ajude-as a decidir na escolha do profissional correto para cada uma.

1- O mais comum de todos “Meu sonho era fotografar com fulaninho, mas acabei contratando beltrano, as fotos dele são lindas mas…..”

Dois fotógrafos podem ter aprendido na mesma escola e seguir o mesmo estilo, todavia cada um tem seu olhar clinico, visões diferentes baseadas em vivencias pessoais, não adianta criar  expectativas no trabalho de outro profissional, porque nenhum um artista alcançara uma obra igual  ao do outro. Frustração na certa contratar um fotografo pensando em outro, se o problema for o orçamento, converse com o fotografo, veja se há possibilidades de tirar alguns itens do pacote que sejam supérfluos ou menos relevantes, busque uma forma de parcelamento mais suave e diferenciado com seu fotógrafo.

2- “passei minha festa toda posando com convidados”

Muitas noivas escolhem por cumprimentar e fotografar todos os convidados nas mesas ou mesa do bolo, isso acarreta horas de um casamento que no auge dura umas 4 horas, além de deixar os noivos super cansados e não aproveitar nada da festa e quando enfim termina a labuta das fotos muitos convidados já estão indo embora, com certeza faria a noiva repensar que se fosse casar novamente faria tudo diferente. Faça uma lista de pessoas da  família, convidados e amigos   que você deseja que sejam registrados no seu álbum, abra a pista de dança e peça para seu fotógrafo fazer fotos espontâneas com todos dançando isso tornará as fotos mais únicas e despojadas.

3- “Não tenho foto com minha vózinha que faleceu um mês depois do evento”

Muitos fotógrafos dizem trabalhar apenas com fotojornalimos em casamentos, esse forma de fotografar busca simplesmente o registro  sem influencia ou ação de intervir sobre determinada cena ou dado momento do casamento, o fotografo irá documentar o que ele enxerga. O fotojornalismo trouxe muita polêmica porque de certa forma estaria descartando as fotos posadas com a família. Não clicar familiares e amigos querido pode frustrar bastante e trazer um grande arrependimento. Converse com o profissional antes de contratá-lo, peça informações sobre a forma de como ele trabalha,  perguntar não arranca pedaço, só assim você saberá se aquele é o profissional correto para seu casamento. Para facilitar veja com seu cerimonialista para elaborar uma lista de pessoas que não podem faltar em seu álbum, faça um checklist, acontece bastante de esquecer de chamar alguma pessoa querida, e por muitas vezes as mesma ficam chateadas por não ter  feito nenhuma fotinha com essa pessoa.

4- “Já faz mais de 3 meses que casei e ainda não vi minhas fotos do casamento”

Tem se alastrado a má fama de que fotógrafos são enrolados, mas entenda que um fotografo pode demorar mais de 70 horas no tratamento de edição de imagens para finalização de um álbum de casamento dependendo do estilo do profissional. Além disso o fotógrafo tem também outras atividades semanais corriqueiras interligadas ao seu negocio, porém esse tempo tem um limite, é claro que você não irá aguardar pelo resta da vida. Deve ser conversado e colocado em uma clausula em contrato para definir um tempo para essa espera, de acordo com minha experiência um prazo de ate 60 dias são perfeitamente aceitáveis .

5- “O fotografo que contratei tem fotos belíssimas, mas as minha não ficaram legais mesmo eu tendo enviado centenas de fotos como referência” .

Dê liberdade ao fotografo que você contratou para criar, deixe-o livre para que ele possa trabalhar o estilo dele. quando não damos abertura para um artista desenvolver aquilo que ele sabe, fazendo com que copie trabalho de outros profissionais da área isso acarreta insegurança  porque você não está confiando no trabalho dele, essa situação pode se torna uma experiência traumática. Se você tem alguma ideia exponha para o profissional, mas não peça a ele que faça uma cópia de uma foto.  Permita que ele crie lembranças únicas do casal, deixe o artista desenvolver a criação e criatividade dele. Quando damos livre-arbítrio a um artista as possibilidades de invencionista se tornam muito maiores e então nascerá um obra única. O boicote artístico é uma das principais angustias dos fotógrafos.

6-  “Não me senti a vontade com o fotógrafo que contratei no dia do meu casamento”

Devido a correria do dia a dia, muitas noivas tem adquirido o hábito de pesquisar pela internet e fazer o pedido de orçamento pelo mesmo, não vejo nenhum problema até ai, acredito que seja uma das primeiras etapas para se começar a pesquisa. Após essa primeira pesquisa visando melhor custo benefício, procurando fotógrafos que possui um estilo baseado no seu gosto  e que se encaixe dentro do seu orçamento, aconselharia uma visita pessoalmente ao profissional para conhecê-lo melhor, esse primeiro contato é primordial para analisar atitudes e índole do profissional. Vamos parar  para pensar que o profissional de fotografia é o que permanece com a noiva por mais horas que qualquer outro profissional no dia do casamento, e mantendo contato durante todo esse período, desde o momento em que começa a se arrumar até o final da festa, ah, e não acaba por ai não, após o casamento você ainda o verá várias vezes, ele é o último fornecedor que você irá se livrar,  por este e outros motivos é  de suma relevância que haja uma interação mútua, e que a noiva se sinta bem com aquele profissional.

7- “Fechei com o fotografo que minha amiga contratou para seu casamento pois ela super me indicou,  no dia da escolha de minhas fotos fique arrasada com o resultado.”

Indicações são sempre bem vindas, é a prova real que a empresa é responsável e que o fotografo é um bom profissional, mas a pergunta que não quer calar é, você pesquisou antes para saber se o fotografo estava de acordo com seu gosto e estilo? gosto é muito relativo, cada um tem o seu. É muito comum noivas aceitarem indicações e fecharem com um fotógrafos sem analisar o trabalho do profissional. Procure ver site e redes sociais das empresas indicadas é sempre bom conhecer o estilo do fotografo, fotografia não é tudo igual, cada fotografo tem um perfil de cores e enquadramento individual , olhar diferente, isso muda tudo.

Espero que essas dicas ajudem todas você no momento de escolha dos seus profissionais

Boa sorte meninas

By
0

You may also like

Leave a Reply