InInspiração

Votos de Casamento

Um dos momentos mais importantes e emocionantes da cerimônia do casamento é, sem dúvida, a hora dos votos. Quando os noivos declaram seu amor e se comprometem a cuidar do outro emocionam a todos, especialmente se os votos forem originais.

Mas como fazer os votos? Usar os votos tradicionais da Igreja ou escrever os próprios votos? Bom, se vocês decidirem usar os votos tradicionais não tem problema nenhum! São lindos e resumem bem o que todos querem para um relacionamento. A gente mostra aqui o exemplo mais conhecido de votos tradicionais:

Tem casais que preferem nem colocar a última frase. E eu prefiro a mudança também.

Mas se vocês decidirem escrever seus próprios votos, algumas coisas devem ser levadas em consideração, e aqui a gente vai dar algumas dicas pra fazer desse momento tão mágico ainda mais emocionante e com a carinha de vocês.

Às vezes, os noivos decidem escrever seus próprios votos, mas como não combinam previamente algumas coisas, podem acontecer momentos constrangedores. Então, decidam previamente se cada um vai escrever seus votos ou se vocês escreverão juntos. Seja sincero com seu cônjuge sobre coisas que você gostaria de ouvir e sobre coisas que você não se sentiria bem caso fosse falado em público. Seja claro sobre o quanto deve ser escrito. Falo isso porque já fui a um casamento em que o noivo escreveu duas páginas e a noiva só escreveu um parágrafo. Que quantidade não significa qualidade todo mundo já sabe, mas fica muito mais bonito se houver uma simetria entre o casal.

Sabe quando a gente sai correndo de casa e sempre acaba esquecendo algo importante?! Pois é, com os votos pode acontecer a mesma coisa, por isso, comecem a escrever cedo. Vocês podem inclusive fazer um caderninho personalizado para seus votos que ainda vão ficar pra sempre com vocês.

Começar a escrever é a parte mais difícil. Por isso, tente começar listando aquilo que você mais gosta no seu amor. Quais são suas qualidades e peculiaridades. O que te conquistou no início do namoro e o que ainda faz seu coração acelerar ao vê-lo(a). Ele tem alguma particularidade? Tem algum vício (saudável)? É engraçado? É generoso? Todas as informações que você conseguir juntar são importantes. Elas podem até não estar no texto final, mas podem te inspirar bastante.

Você pode usar referências sim! Use músicas, poesias, falas de filmes que vocês gostam, trechos da Bíblia ou de outros livros, mas lembre-se de ser pessoal! Conecte-se com a pessoa à sua frente e envolva os convidados na hora da sua fala. Fuja dos clichês, afinal vocês decidiram escrever votos originais, não foi?!  Rsrs. O Youtube tá cheio de vários vídeos emocionantes de votos de casamento pra todo mundo se inspirar, mas não vai copiar, hein?! A realidade de cada casal é única. Use isso a seu favor!

Os votos são o seu compromisso com o seu cônjuge. O que você espera que o outro prometa a você? E o que você quer prometer? Só vocês sabem as promessas que precisam ser ouvidas, os compromissos assumidos ali para todo sempre e a importância de deixar isso registrado na presença da família e amigos. Não se preocupe, não há problema em dizer algo que vai fazer as pessoas rirem, desde que isso seja algo que você quer dizer com sinceridade – como a promessa de sempre deixá-lo assistir aos jogos do time do coração ou a promessa de sempre levar um chocolate pra quando estiver na TPM. Rsrs

Mas atenção! Façam promessas reais! Não adianta prometer que nunca vai deixar o outro triste, por que isso inevitavelmente vai acontecer. Ao invés disso, prometa que vai amá-lo mesmo nas tempestades do relacionamento.

Vá mesmo pra frente do espelho e ensaie. Esse é o momento ideal pra você decidir se o que está no papel é mesmo o que você se enxerga falando. É o momento de fazer alterações, se necessário. Cuidado com os textões. O tempo médio para os votos são 2 minutos. Se pra vocês for diferente, lembre-se de combinarem antes. Outra ideia é você se filmar falando os votos, e pode ser com o celular mesmo. Depois você assiste e vê se tá ficando a cara de vocês.

Pare por um momento e pense apenas na pessoa que você decidiu ser seu companheiro por toda sua vida. Não tenha pressa. Respire e declare cada palavra pausadamente deixando a emoção tomar conta de você. Diga o porquê ele(a) foi sua escolha pra sua vida. No momento dos votos olhe nos olhos do seu noivo ou da sua noiva e diga que se sente completamente, perfeitamente e incondicionalmente feliz por estar com ele(a) [alguém pegou a referência aí?! Rsrs].

Que tal guardar os votos pra sempre?! Como já falamos lá no 2º tópico, os caderninhos personalizados são uma boa opção. Mas existem outras, como quadros (que podem já servir como decoração na própria festa do casamento), adesivos de parede, estampa de jogo de cama, ou usar um trecho dos votos no tapetinho da entrada da casa ou no porta-chaves, etc. As possibilidades são muitas, é só usar a criatividade!

 

E agora a gente compartilha com vocês alguns vídeos super emocionantes de votos de casamento pra vocês se inspirarem:

Crédito: ohlindeza

Crédito: Mello Filmes

Crédito: Bruno Rodrigues Cinematographer

Crédito: Lápis de Noiva

E aí?! Como foi no seu casamento? Não casou ainda?! E já decidiu como serão os votos? Depois manda pra gente como foi no seu casamento que a gente vai amar conhecer sua história!

By
0

You may also like

Leave a Reply