Planejamento

Frustrações de um atraso

Bom dia minhas noivinhas, hoje decidir ter um papo de fotografa com vocês. Um dos principais assuntos que me incomoda, e que acontece com muita frequência.

Parece até que a noiva se atrasar no dia do casamento já é tradição. Por mais que o convite para o evento tenha um horário determinado, muitos convidados já preveem que este não será obedecido, criando um suspense entre os presentes e o próprio noivo sobre que horas, finalmente, a protagonista chegará à cerimônia.

Mas ao contrário do que muitas noivas pensam, isso não é nada elegante e nem educado. As noivas precisam entender que, assim como elas não gostam que se atrasem, elas também não podem se atrasar, nem no dia do casamento. O atraso representa mais do que um desrespeito à igreja, como também aos convidados que chegaram no horário para a cerimônia. Chique mesmo é chegar no horário.

ATRASO NO MAKING-OF

São tantas escolhas e providências que são necessárias a serem tomadas e dedicadas durante os preparativos para o casamento que é comum as noivas não se preocuparem e darem a devida atenção à organização dos horários no dia do casório, principalmente durante a arrumação da noiva. Sim, de todos os potenciais momentos do casamento, o dia da noiva é o campeão em atrasos. Por este motivo começaremos por ele. Já reparei que a maior parte dos checklists não destaca a importância de organizar e ter reunião com os profissionais envolvidos no dia da noiva para tudo correr bem, sem correria e sustos, e dar o devido tempo para ser feito aqueles lindos cliques do making of.

Sou fotógrafa e revelo: Essa é uma das maiores dores de cabeça e imprevistos enfrentados no dia do casamento. E tenho um alerta para fazer…
Muitas noivas que fotografei, escolhem a dedo um local para se arrumar e fazer as fotos no dia do casamento. Muitas vezes realizando um investimento alto para reservar aquele espaço, ter sossego e o ambiente render belas imagens. No entanto, já passei por casos em que não pude fazer nenhuma foto antes da cerimônia por causa de atrasos do(a) maquiador(a) e do(a) cabelereiro(a). Me preocupo bastante com essa questão que chego a entrar em contato com o cerimonial, e até mesmo com a própria noiva, digo o tempo necessário que preciso para fazer as fotos, e com quanto tempo preciso que ela esteja pronta antes do “sim”.
Em quase 70% dos casos eles não liberam a noiva no horário que recomendo. Muitas vezes os profissionais se baseiam no horário de início da cerimônia, o que eu acho um erro, e por mais que a gente avise que precisam liberar a noiva antes para as fotos, eles não conseguem.

Esses atraso viram uma bola de neve, acarretando vários transtornos. Como por exemplo, correr o risco de ficar sem uma foto sequer do making of, vale reforçar que um atraso pode não só causar problemas para o fotógrafo, como também pode causar transtornos ainda maiores com a igreja ou mesmo o(a) juiz(a) de paz.  A maioria trabalha com um tempo limite de tolerância para atrasos, o que pode acarretar em multa financeira ou mesmo no cancelamento da cerimônia

ATRASO DOS CONVIDADOS E PADRINHOS

Esse é um dos motivos principais de atraso! A noiva deve pedir encarecidamente, para padrinhos e madrinhas, que estejam meia hora antes em frente à Igreja. E deixe avisado, que caso se atrasarem, não irão entrar como “todos os padrinhos”, pois muitas vezes a noiva já está pronta em frente à igreja, e vários padrinhos estão atrasados! As pessoas ficaram tão acostumadas ao atraso da noiva, que hoje em dia vejo até muita noiva chegando na hora, querendo logo casar, mas tendo que aguardar mais convidados chegarem para não entrar com a Igreja vazia. Se você é convidada de um casamento, pelo amor de Deus, chegue na hora! O correto é chegar uns 30 minutinhos antes, para entrar com calma, cumprimentar os conhecidos

ATRASO NO PERCURSO

Saiba o caminho do lugar onde vai se arrumar até a igreja ou salão de festas. Imprevistos podem acontecer, por isso é importante ter consciência do trajeto e sair com antecedência para evitar problemas com o trânsito, por exemplo.

OUTROS ATRASOS

Todos na igreja, a cerimonialista dá o “ok” para fazer entrada de todos, inclusive da noiva. Só está faltando o padre, que havia esquecido do casamento e estava em outra igreja fazendo uma missa. Isso é possível? Demais, já presenciei mais de uma vez, rsrsrs.

CABELO E MAQUIAGEM

Comece a se arrumar no horário estabelecido, falamos bastante dos atrasos por parte dos fornecedores e muitas vezes a própria noiva não honra com o horário estabelecido para chegar no local de se arrumar, e depois querem colocar a culpa nos fornecedores. É melhor ficar pronta antes do que se atrasar para a cerimônia. Marque cabelo e maquiagem umas 6 horas antes da cerimônia. Parece muito, mas acredite, passa voando

A dica para evitar esse transtorno e correr o risco de ficar sem uma foto sequer do making of, é fazer um planejamento. Converse com o fotógrafo e saiba direitinho quanto tempo ele precisa para fazer essas fotos. Com esse horário em mente, agende com o(a) maquiador(a) e cabeleireiro(a) o horário que você deve estar pronta, calculando uma margem de segurança de pelo menos 20 minutos. Valendo lembrar que o cronograma deve ser feito em cima de uma pesquisa feito com cada maquiador(a) e cada cabeleireiro(a), já que cada profissional demanda tempo diferente para determinados penteado e isso vária muito de um profissional para outro. Outra recomendação importante é fazer o teste de cabelo e maquiagem antes para calcular o tempo de execução. Assim, você e os profissionais conseguirão se planejar certinho para evitar correria e aborrecimento no grande dia.

Muitas mulheres se arrumam com mais gente para o casamento, como mãe e madrinhas, e esse momento é muito gostoso. Mas é importante saber quantas pessoas vão se arrumar juntas para contratar o número certo de cabeleireiros e maquiadores, se for se arrumar junto com a mãe, as madrinhas ou amigas, tenha certeza de que contratou o número suficiente de cabeleireiros e maquiadores. Um profissional com trabalho acumulado pode não obter um resultado satisfatório por causa da pressa, ou gerar atraso;

CONVIDADOS ATRASADOS

Um dos grandes medos de toda noiva é chegar na igreja antes dos convidados. Para evitar que isso aconteça, tanto a igreja quanto a assessoria têm um truque. “Existem as pessoas que nunca vão respeitar o horário e, por acharem que a noiva vai se atrasar, acabam demorando também, por isso, nós orientamos as noivas a colocarem no convite um horário 15 minutos antes do real, ligue para todos os padrinhos e madrinhas no dia do casamento para lembrá-los do horário e da necessidade de serem pontuais. A cerimônia não pode atrasar por conta de um padrinho.

Quero aqui deixar um presentinho, mini check-list de fotografo com momentos que as noivas mais curtem em um casamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *