InPlanejamento

Qual a diferença entre assessoria e cerimonial?

O serviço de assessoria e cerimonial de casamento nasce da necessidade de orientação e acompanhamento de todos os detalhes, de antes, durante e após a cerimônia pelos noivos, que não conseguem participar de todos esses processos.

Só quem é noiva sabe a correria dos preparativos. É necessário tempo, paciência, alegria em vivenciar este momento único e especial, um mix de emoções e sentimentos afloram e, claro, bom gosto nas escolhas. Mas como saber se aquele profissional de determinado serviço ou produto corresponderá ao seu estilo, e, principalmente, ao seu bolso? Aí é que entra a assessoria de casamento. O serviço deve ser um dos primeiros a serem contratados, afinal, ele quem dará o auxílio em cada passo desde o início, auxiliará na escolha dos demais fornecedores. Tudo precisa estar harmônico entre si, sem deficiências ou exageros.

Os serviços de assessoria e cerimonial trabalham paralelamente – não concentrados em uma só pessoa ou equipe. Isso dá mais conforto, menos sobrecarga aos noivos, otimiza o tempo e mais: garante personalidade ao evento até os mínimos detalhes. Sabendo que cada casamento tem sua particularidade, podemos marcar uma visita e adaptarmos melhor ao estilo da sua cerimônia.

Ambos os serviços são essenciais, apesar de muitas noivas optarem por fechar apenas o cerimonial. Contudo, a falta de tempo somada às novidades desse mercado, em constante evolução, fazem da assessoria algo cada vez mais primordial. Ninguém melhor que o assessor para conhecer cada pormenor das contratações, sem dúvida essa segurança refletirá no dia da festa, na montagem e execução do evento.

Os serviços são:

ASSESSORIA

  • Definição do modelo do casamento;
  • Definição do orçamento, incluindo uma planilha de previsão de custos;
  • Reunião com os noivos para conhecimento do seu perfil, expectativas e para elaboração de um checklist de produtos e serviços a serem contratados;
  • Indicação, agendamento e acompanhamento pessoal nas reuniões e negociações com os fornecedores, garantindo, no mínimo, três orçamentos de fornecedores diferentes para cada tipo de produto e serviço;
  • Orientação quanto aos documentos necessários para a realização do casamento civil e religioso;
  • Contato telefônico com os fornecedores contratados pelos noivos, para confirmação de todos os produtos e serviços adquiridos;
  • Elaboração roteiro da cerimônia religiosa e cronograma da festa para execução do cerimonial no dia, caso haja um;
  • Envio da lista dos fornecedores contratados para os noivos e para o cerimonial contratado, caso haja um;
  • Gerenciamento do R.S.V.P. (Confirmação de presença) Ativo, telefônico;
  • Envio do Save the Date;
  • Diário com o envio de relatórios;
  • Devolução dos trajes da noiva, do noivo, dos pajens e das damas de honra;
  • Entrega dos cartões de agradecimento;
  • Dicas, sugestões e inspirações e toda assessoria necessária.

CERIMONIAL

  • Pré-evento ‐ Elaboração roteiro da cerimônia religiosa/cortejo e cronograma da festa, realização de ensaio do cortejo de entrada (até 03 dias antes do casamento), checagem dos fornecedores contratados.
  • Trans Evento – Checagem da montagem do evento, supervisão do dia da noiva, organização da cerimônia religiosa e cortejo, recepção e acomodação de convidados, reserva de local na cerimônia religiosa para os que farão parte do cortejo (pais, padrinhos, damas, pajens etc…), reserva de mesas na recepção para família do noivo, noiva e padrinhos de ambos (ou de quem mais o casal desejar), coordenação geral do evento (cronograma e fornecedores), checagem da chegada de padrinhos/madrinhas, pais, pajens e daminhas, identificação e colocação das lapelas dos padrinhos na cerimônia religiosa (deve ser fornecida pelo decorador ou noivos), coordenação da entrada do cortejo com música/fotografia/filmagem, retirada da noiva do carro, checagem geral de vestido/véu/buque para entrada, cerimonial de fotografia, formação do cortejo de saída, distribuição e organização da chuva de arroz ou outrem, supervisão do serviço de Buffet, distribuição de mimos e lembranças, hora do buquê, dança dos noivos, brinde com pais e padrinhos, recolhimento de material pertencente aos noivos e relatório final.

Com quanto tempo de antecedência contratar?

Tanto a assessoria de casamentos quanto o cerimonial devem ser contratados no início dos preparativos. Assim, a noiva terá um bom tempo de escolha para apreciar com calma cada momento, cada contratação.

Alguns cuidados:

– Procure referências dos profissionais: Pesquise os eventos realizados, converse com amigas ex-noivas.

– Marque reuniões: Conheça alguns dos vários profissionais disponíveis no mercado, peça para mostrar os casamentos que tiveram seus serviços prestados, e claro, aqui a empatia e identificação é fundamental.

– Saiba da história do profissional!

– Depois disso, mãos à obra, noiva! Os preparativos te esperam!!

Divirta-se!

Beijos!!!

By
0

You may also like

Leave a Reply