Dica Fornecedores Planejamento Uncategorized

Organizando seu casamento

Ele te pediu em casamento e você disse sim, e agora? A parte mais difícil vocês já conseguiram, acreditem nisso meninas, rsrsrs.

Conheço muitas meninas, inclusive amigas que ficaram noivas e não sabem bem como começar a listar todas as coisas que devem procurar e como detalhar os itens dessa lista, qualquer noiva começaria a pirar porque além da casa e casamento, vem os documentos do civil, noivado, chá de (cozinha, bar, lingerie), jantar de padrinhos, lua de mel e ainda tem algumas que querem entrar em uma dieta (rs).

Realmente são muitos itens para se listar, e muitas noivas tem colocado isso como uma dor de cabeça e um obstáculo para chegar até o grande dia, parece que fica mais difícil, então além das dicas, lhe daremos um conselho, que diria ser o mais importante a ser seguido. Vocês passam meses, ou até mais de um ano se organizando, então aproveitem cada momento dessas escolhas e preparações, porque a festa em si dura poucas horas. Trate esses momentos de preparativos como se fizessem parte do seu grande dia.

O primeiro erro da maioria das noivas que conheço é marcar a data do casamento para daqui a 6 meses e achar que vai da tempo de fazer tudo sozinha sem ajuda de uma cerimonialista. Claro, que todos os casos tem exceções, se você for podre de rica, não tem problema algum, rsrs, mas para meros mortais como a grande maioria incluindo eu, aconselhamos que comece a procurar fornecedores com 1 ano de antecedência.  Esse tempo é importante para o casal se preparar emocionalmente e financeiramente para as grandes mudanças que irão ocorrer.

Quanto mais tempo você tiver para organizar o casamento, melhor.

 O ditado “Tempo é dinheiro” cai bem aqui, pois planejando com antecedência você consegue:

  • Melhores negócios com os fornecedores;
  • Escolher lugares antes das reservas se esgotarem;
  • Agendar visitas, reuniões e;
  • Acima de tudo: pesquisar com calma.

 

 

Não aconselhamos a fechar contrato com fornecedores com muito tempo de antecedência (tipo, 2 a 3 anos ) por vários motivos, a decoração é uma delas, tipo, seu gosto pelo estilo de decoração pode mudar, a cor, estilo de flor e etc. A mudança no horário do casamento também mudaria significativamente muita coisa, hoje está super em alta casamento de dia, coisa que não acontecia de forma alguma quando casei. O vestido de noiva está entre os mais aptos a mudanças, a moda muda rapidamente, todo dia surge um vestido mais lindo que outro, geraria uma frustração se você já tiver encomendado o seu.  O que aconselharia as noivas que gostam de se organizar com antecedência seria criar uma conta no banco e se organizar financeiramente, e quando chegar próximo da data prevista você estaria bem organizada e estruturada.

Cada tipo de casamento demanda diferentes logísticas de organização e fornecedores com estilos diversos , e  o orçamento será montado em cima do estilo escolhido, por este motivo a escolha do estilo é tão importante . Deseja fazer o estilo mais tradicional? Vai ser um  casamento na praia, com um estilo mais descolado? Vai ser um casamento na serra? Um mini wedding? Ou um Elopement?. Para aqueles casamentos mais tradicionais ainda existem as ramificações( clássico, rústico, minimalista, boho chic, bulcólico, vintage, temático, industrial, tropical)

Converse com seu noivo abertamente sobre o orçamento de vocês e as reais possibilidades de vocês. Leve em conta a renda do casal e a possível ajuda dos pais de ambos para estabelecer a quantia que será investida. Na época quando casei ainda tinha resquícios daquela regrinha de ” o pai da noiva paga a conta”, mas ambos os pais tanto da noiva quanto do noivo ajudaram no orçamento. Ter esse conhecimento lhe ajudará a definir as prioridades e descartar os supérfluos. Um dos principais fatores de separação de casais são as dívidas. Casamento que se inicia com contas elevadas e fora de controle dificilmente irá durar. Você, provavelmente, já ouviu muitas vezes que casar é caro. Mas a verdade é que com tantos estilos e propostas de evento é possível realizar um casamento lindo e que se encaixe perfeitamente no valor que você e seu noivo podem gastar. Ao definir um valor total, comece a estabelecer também quanto vocês estão dispostos a pagar a cada fornecedor. Crie Planilhas Orçamentária ( para baixar a sua )e comece pesquisando muito!

Sábado é sempre o dia mais requisitado, já que é o dia em que os convidados têm sempre maior disponibilidade e no dia seguinte, a maioria pode descansar. Porém, por ser o dia mais procurado, o sábado é também o dia mais caro e por este motivo cada vez mais noivos optam por casar na sexta-feira ou inclusive, num domingo. Para facilitar achar datas disponíveis,aconselhamos que primeiramente escolha o mês que deseja se casar, para então pesquisar com fornecedores a datas disponíveis.

Existem maneiras interessantes de você fazer a lista de um casamento barato sem se estressar. Vamos à elas:

  • Evitar fazer listas separadas, pois isso geralmente acaba aumentando o número de convidados;
  • Ser bastante sincero com os pais, pedindo que chamem apenas amigos muito próximos para o “casamento com pouca grana”;
  • De dentro pra fora: comece pela família imediata (irmãos, pais e primos, tios com quem tem bastante contato), os amigos mais próximos e depois pense na família mais distante ou colegas de estudo e trabalho.

Você vai ver que a lista de convidados vai aumentar rapidinho!

A gente também sugere que você liste todo mundo que quer convidar e depois vá cortando, de acordo com a proximidade que vocês têm com aquelas pessoas.

 

Na maioria dos eventos, o auxílio de uma assessoria é um item indispensável. Estes profissionais além de conhecimento de mercado, vão auxiliar a encontrar os melhores fornecedores dentro do orçamento estipulado.  É possível organizar um casamento só? Sim, entretanto é bem mais difícil para você que possivelmente nunca casou ou organizou festas anteriormente. Diante disso, eu sugiro que você contrate uma boa cerimonialista pra te ajudar com essa tarefa. Algumas sugestões de cerimoniais:

Raquel Benevidez    |   Raquel Nogueira   |    Lorena Bastos

Samara Vidal  |   Kathya Lucas   |  Jessica Paixão

Detalhes finais sempre aparecem, então sempre fique de sobreaviso para qualquer imprevisto que possa acontecer. Recomendo deixar uma certa quantia em dinheiro com a cerimonialista para emergências de última hora.

 

Um recurso que auxilia a noiva em tudo e a deixa mais segura sobre a organização do casamento é o Check List. Tendo uma assessora ou não, estas listas indicam exatamente tudo o que a noiva precisa contratar e servem de ajuda para ver o que falta.

O estilo da cerimônia é quem vai definir o local, um dos principais itens a ser pensado com certa antecedência. “Ter a estimativa do número de pessoas que você quer que estejam na sua festa é primordial.

Vai casar no civil antes?

Caso você queira, pode casar antes no cartório e já adiantar algumas coisas. Tente fazer isso pelo menos uns 3 meses antes da cerimônia religiosa, caso ela aconteça. para saber mais sobre casamento no civil, só clicar no link (casando no civil)

A organização do casamento é um grande projeto. São tantas tarefas e pequenos detalhes que as noivas se sentem perdidas, a organização não pode virar um pesadelo e você se não precisa se desesperar por isso, Pelo contrário. Confie nos seus fornecedores. Dê espaço para eles criarem! Muitas noivas acham que podem fazer absolutamente tudo, e na verdade esse controle é muito estressante. Assegure-se de que eles entenderam a ideia do que você quer e de que eles são profissionais competentes, e depois delegue. É muito legal ser surpreendida com algumas coisas boas que não se havia pensado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *